terça-feira, 16 de março de 2010

Fonoaudiologia

Olá galera !
Tô aqui hoje pra falar um pouco sobre a minha profissão:
>A Fonoaudiologia é uma ciência fundamental para os dias de hoje. Atua em pesquisa, prevenção, aprimoramento, diagnóstico, orientação e tratamento no âmbito da fala (articulação, voz e fluência), linguagem oral, linguagem escrita, audição, além das estruturas e sistemas auxiliares de comunicação, em indivíduos de todas as idades desde o bebê recém-nascido até o idoso.

É uma profissão da saúde que atua em diversas áreas, entre elas: empresarial, pesquisa, clínica, hospitalar, pública, escolar, preventiva, em todas as idades, desde o recém-nascido até o idoso.

Atualmente a Fonoaudiologia, assim como a Medicina, tem formado profissionais cada vez mais capacitados.

O Fonoaudiólogo pode ser tanto generalista como especialista nas áreas de Motricidade Oral, Voz, Linguagem e Audição.

Para falar e ouvir melhor procure sempre um Fonoaudiólogo .

Quais são as áreas de atuação?

As áreas de atuação são 04: Voz, Motricidade Orofacial, Linguagem e Audição.

A Voz é a área relacionada a alterações ou aperfeiçoamento da produção do som. Ela é produzida pelas pregas vocais, na laringe (garganta) e quando estas não funcionam adequadamente, a voz pode alterar-se ficando rouca, abafada, soprosa, comprometendo o trabalho e a vida pessoal. O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas da voz falada, cantada, e ainda aperfeiçoa os padrões vocais. Basicamente, o trabalho na área de voz está voltado para o atendimento de pessoas que tenham problemas de voz (ex: rouquidão), postura, articulação, entonação, respiração e pronúncia, ou pessoas que queiram aperfeiçoar seu padrão vocal, por usá-las na sua vida profissional, tais como: professores, atores, locutores, apresentadores de TV, jornalismo, cantores, atendentes de telemarketing, advogados, políticos, entre outros.

A Motricidade Orofacial é a especialidade em que o fonoaudiólogo habilita/reabilita as funções relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição (ato de engolir), expressão facial e articulação da fala. Estão incluídas nessa área as pessoas que respiram pela boca; que tem paralisia facial; que tem dificuldade de abrir a boca; com posição incorreta de língua, normalmente usam aparelho ortodôntico; roncadores; pacientes com rugas de expressão, dentre outros. Nesta área, o fonoaudiólogo trabalha ainda na estimulação de bebês prematuros e na orientação quanto à amamentação.

A Linguagem é a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O fonoaudiólogo avalia, previne, diagnostica e trata distúrbios como atraso de linguagem, troca de sons na fala e letras na escrita, gagueira, distúrbios de aprendizagem, crianças com síndromes e pessoas que foram vítimas de acidentes ou derrames.

A Audição é função na qual adquirimos normalmente a comunicação oral. O fonoaudiólogo, nesta área, elabora e acompanha projetos que visam a prevenção e promoção da saúde auditiva, realizando testes auditivos e elaborando programas de redução de ruído em empresas. É nesta área que também são realizadas as terapias de habituação para pessoas que utilizam aparelho auditivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário